Horário de verão começa domingo; veja o que muda nos serviços

O horário de verão começa neste domingo (15) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A partir da meia-noite os moradores de dez estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. A mudança valerá até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Os baianos que vão viajar de avião, utilizar bancos, serviço dos Correios e lotéricas devem ficar atentos. Embora não precisem ajustar o ponteiro dos relógios – e nem acordar mais cedo – o horário de funcionamento de alguns serviços deve ser alterado na capital e interior do estado. Confira as mudanças:

Aeroportos
A Infraero recomenda que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas para esclarecer dúvidas sobre os horários de voos.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento é mantido das 10h às 16h em Salvador e região metropolitana, nos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz, Pojuca e São Sebastião do Passé;

Nas demais cidades (Itapetinga) o horário de atendimento ao público é antecipado em 1h, funcionando das 9h às 15h.

Correios
Funcionamento: o horário não será alterado (confira o horário de atendimento da agência de sua preferência no site http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/ );

SEDEX: Horário de postagem no SEDEX deve ser antecipado em até uma hora – os Correios da Bahia ainda não informaram precisamente a alteração.

Lotéricas
Funcionamento: o horário não será alterado – segundo o Sinloba (Sindicato dos Lotéricos da Bahia), o horário de funcionamento das unidades varia de acordo com a localidade da agência;

Apostas: jogos em dia de sorteio serão antecipados e devem ser feitos até às 17h59;
Sorteios: passam a acontecer uma hora mais cedo, às 18h.

Horário de verão não está confirmado em 2018
Com o horário de verão, o governo federal espera que as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste aproveitem o máximo de luz solar para economizar energia elétrica. O horário antecipado é adotado no verão por causa dos dias mais longos, decorrentes da posição da Terra em relação ao Sol. No entanto, a mudança no relógio não representa mais tanta economia quanto no passado.

Dados do ONS mostram que no último horário de verão houve queda de R$ 2,5 milhões na economia: entre 2015 e 2016 foram economizados R$ 162 milhões, contra R$ 159,5 milhões no período entre 2016 e 2017. A redução do uso das usinas térmicas durante o período é apontada como justificativa para a economia.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu que a mudanças comportamentais na sociedade fizeram mudar o perfil de consumo de energia, por isso houve redução da economia em decorrência do horário diferenciado.

A medida não está confirmada para os próximos anos. O governo informou que deve fazer pesquisa para decidir a manutenção ou não do horário de verão em 2018.

Desde 2012 a Bahia passou a não mais adotar o horário de verão. À época, a Secretaria de Comunicação do governo alegou que a decisão se devia à insatisfação de 75% dos baianos contra a adoção do horário diferenciado.

Sobre o horário de verão
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932 e teve duração de cinco meses. Ele vem sendo adotado desde 1985, com algumas diferenças nos estados abrangidos e nos períodos de duração. Desde 2008 ficou estabelecido que a medida duraria quatro meses, do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro. Quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o carnaval, o horário de verão tem o final adiado para o quarto domingo de fevereiro.

Fonte: CORREIO / G1 NOTICIAS

CENTRO DE REABILITAÇÃO EQUOTERAPIA MANUELA: Conheça e Apoie esse Projeto! CENTRO DE REABILITAÇÃO EQUOTERAPIA MANUELA: Conheça e Apoie esse Projeto!
HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL
ABERTURA DO COMÉRCIO NO DIA 12 DE DEZEMBRO. ABERTURA DO COMÉRCIO NO DIA 12 DE DEZEMBRO.
Seminário Choque de Empresarial Seminário Choque de Empresarial